domingo, 7 de dezembro de 2014

Publicações da EMBRAPA

Clique aqui para acessar as publicações da EMBRAPA Gado de Leite.

Livro Aberto (puro por cruza) ou Livro Fechado (puro de origem) ?

Nas raças zebuínas, o controle do registro genealógico é feito em duas fases. 

Em primeiro lugar, por ocasião da realização dos acasalamentos, são feitas à ABCZ a comunicação de cobrição das matrizes (por inseminação artificial (IA) ou por touro, em monta controlada) e posteriormente a comunicação de nascimento dos bezerros (parto normal ou por transferência de embriões), o que assegura um registro provisório aos produtos, denominado registro genealógico de nascimento (RGN)

Em uma segunda fase, após os 24 meses de idade, os animais com RGN são submetidos à apreciação de um técnico da ABCZ o qual, levando em consideração a descrição do padrão da raça, concede ou não o registro genealógico definitivo (RGD). 

De acordo com as normas adotadas, são considerados "puros" de origem (PO) os animais inscritos no Livro Fechado e seu descendentes. O fechamento do livro de registro genealógico das raças zebuínas ocorreu em agosto de 1971, exceto para as raças Tabapuã e Gir Variedade Mocha, cujo fechamento ocorreu mais tarde. Com este procedimento, animais "cara-limpa" que haviam sido inscritos no serviço de registro genealógico em data anterior ao fechamento do livro passaram automaticamente para a categoria PO.

A categoria Livro Aberto (LA) foi reservada a animais "puros" por cruzamento (PC), de origem conhecida (PCOC), ou desconhecida (PCOD), e seus descendentes, bem como todos aqueles que passaram pelo antigo Livro Auxiliar (LX). Nos acasalamentos de animais PO com LA, recebem registro na categoria PO os produtos da quarta geração de ascendentes PO conhecidos. Para o alcance deste objetivo, seriam necessários aproximadamente 10 anos de trabalho, na hipótese otimista de a idade média à primeira concepção estar próxima de 30 meses.

fonte: http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc67/caso.html


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Afecções em cascos bovinos

Segue excelente artigo esclarecendo dilemas sobre o tratamento das afeccções de cascos em bovinos. 
O artigo é de autoria do médico veterinário Emerson Alvarenga, consultor da Rehagro. 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Desafios e dilemas da pecuária leiteira

Seguem 3 vídeos com debate sobre desafios e dilemas da pecuária leiteira, também produzidos pela Valèe. Só lembrando que eles não trataram do principal dilema do setor, que seria a volta dos tucanos à presidencia da república. Não tem nada que possa piorar mais a pecuária leiteira no Brasil do que voltar aos tempos atrasados do PSDB no poder por conta das altas taxas de juros e o desemprego, que produziria queda nos preços, submissão aos bancos e, consequentemente, mais violencia no campo.








Doenças nos cascos

Seguem 4 programas da Valée sobre doenças nos cascos dos bovinos.








quarta-feira, 20 de agosto de 2014

terça-feira, 20 de maio de 2014

Carrapatos

Controle do carrapato

Estação de monta

Estação de monta é a definição do melhor período para o acasalamento dos animais de modo a concentrar o maior número de gestação em um determinado período de tempo.
Além de organizar os principais manejos na fazenda, trabalhar com estação de monta contribui para:
- concentrar os acasalamentos e as gestações no período de maior abundância de alimentos (implica em criar bezerros mais saudáveis e diminuir riscos associados ao parto com redução da mortalidade e aumento do peso na desmama);
- concentrar os nascimentos de bezerros no período mais seco (menos exposto a infecções e menor ocorrência de ectoparasitas de julho a setembro);
- prepara a estação de nascimento;
- prepara a época de vacinação, vermifugação e desmama;
- contribui para avaliar fêmeas com problemas reprodutivos;
- sincroniza cios;
- descansa o touro durante um período;
- venda de lotes mais homogêneos (concentra os nascimentos em um período), facilitando a comercialização futura; e
- proporciona às fêmeas tempo e condição física pra recuperar dos partos e períodos de lactação

O período da estação das novilhas deve ser maior do que das vacas em cerca de 30 dias porque as primíparas perdem muito peso no parto, o que demandará maior período de recuperação. E a melhor época para organizar a estação é de novembro a março, o que significa concentrar os nascimentos de agosto a dezembro.

Seguem links para mais informações sobre a estação de monta
1: Série do Canal Rural com reportagens sobre a estação de monta veiculado no Beefpoint.
2: Programa Bom dia Produtor com esclarecimentos sobre a manejo nutricional na estação de monta
3: Documento da Exagro Consultoria elaborada pelo professor Luiz Marins, com informações sintéticas sobre a estação de monta.
4: Publicação da Embrapa Gado de Corte com o título "estação de monta para bovinos de corte no Brasil Central".
5: Artigo "estação de monta e desempenho reprodutivo de vacas de corte" veiculado no Beefpoint.

E, por fim, segue um vídeo que parece ter as melhores informações sobre a estação de monta.



terça-feira, 15 de abril de 2014

Produção de leite

Seguem 3 cartilhas importantes com conceitos básicos sobre sanidade, higiene e manejo para produção de leite.
1: Kit embrapa para ordenha manual, produzido em 2007 pelo CNPGL.
2: Informativo do grupo Geraleite com 10 passos para a qualidade do leite
3: Documento nº 141 da Embrapa com informações sobre a obtenção e higienização do leite in natura, produzido em 2002 pelo Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental.

Segue, ainda, vídeo com melhorias na produção de leite em Santa Catarina

domingo, 13 de abril de 2014

Novilhas: criação e reprodução

Segue artigo sobre  criação de bezerras e novilhas em sistemas de produção de leite produzido pela Embrapa Gado de Leite.
Destaque para cuidados com a gestante; fornecimento precoce do colostro; sistema de aleitamento; características dos alimentos para bezerras em fase de cria; desaleitamento e desmama precoce; puberdade (manejo e alimentação); cobertura ou inseminação; manejo da novilha gestante; particularidades da cria e da compra de novilhas; e avaliação da criação das novilhas.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Qualidade do leite

Segue link para acessar a cartilha sobre a Instrução Normativa nº 62, que ajustou os parâmetros para controle da qualidade do leite, em especial a redução da contagem de bactéria total (CBT) e também a diminuição da contagem de células somáticas (CCS).
A instrução aumenta o prazo da antiga instrução nº 51, também do Ministério da Agricultura, que estabelecia números mais ousados para os produtores rurais
Segue vídeo explicativo sobre a IN 62

Acesse  aqui o inteiro teor da IN 62

Escolha do touro

Instrução técnica nº 33 da Embrapa com informações sobre os touros, em especial a capacidade prevista de transmissão (PTA).

Sustentabilidade

1: Pecuária sustentável.
2: Permacultura.
3: Agrofloresta.
4: Agroecologia.
5: Planeta orgânico.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Inauguramento

Obviamente que não poderia inaugurar de outra maneira, a não ser com uma homenagem ao BUEY NEERLANDÉS!
Filhão! É nóis!!!